EN

Neurotransmissores: Como aumentar a sua capacidade mental… (Parte 02)

Publicado por

4 min de leitura

Conteúdos

Vimos o papel dos neurotransmissores no artigo anterior, agora vamos ver como os podemos potenciar.

Já falámos da Sra. Dopamina, da Sra. Noradrenalina, da Sra. Serotonina e da Sra. Melatonina e do Sr. GABA e dos benefícios da fisioterapia, por isso vamos agora ver outras dicas.

  • Crononutrição
    É difícil dizer, mas o pequeno-almoço à francesa, com baguete, manteiga e compota, está errado!
    Precisamos de estimular a produção de Dopamina na primeira parte do dia. Por isso, devemos fazer uma alimentação rica em proteínas de manhã (queijo, ovos, etc.) e ao almoço (carne, peixe, proteínas vegetais).
    No final do dia, por outro lado, o nosso objetivo é a calma e a produção de serotonina, pelo que vamos privilegiar os hidratos de carbono (cereais integrais, sopas, compotas, granolas, papas) e fazer uma alimentação o mais variada e colorida possível.
  • Microbiota
    Cuidamos do nosso microbiota porque ele determina a nossa saúde e o nosso humor. Como é que podemos fazer isto? Falaremos sobre isso no próximo artigo, prometo 😉
  • Rir
    Estamos a rir! Sim, sim, não é uma piada! Rodeie-se de pessoas divertidas.
    O riso não só estimula a produção de neurotransmissores, como também promove a libertação de endorfinas, que são altamente eficazes no alívio da dor. Sabia que? Até é uma terapia. A geloterapia é a utilização médica das propriedades do riso.
    Ouça um exemplo de uma clínica do norte de França https://www.elsan.care/fr/clinique-flandre/nos-actualites/la-gelotherapie-la-clinique-de-flandre-delta-fm
  • Atividade física
    A atividade física regular é realmente uma fonte de juventude. Voltaremos a este assunto regularmente. Jardinagem, caminhada, corrida, natação, hula hoop (testado e aprovado 😉 ), padel, hidroginástica, ioga, basquetebol, ciclismo….. Como compreenderá, esta lista não é exaustiva. Encontre a atividade que mais lhe agrada e vá em frente…. e, diariamente, tentamos ser o mais activos possível.
  • Encher-se de oxigénio
    Na natureza, num parque, junto ao mar, nas montanhas… Vamos apanhar ar fresco sempre que pudermos, porque precisamos de oxigénio para dar início à produção de neurotransmissores.
  • A luz
    Precisamos de luz, dos raios de sol. É essencial para o nosso bem-estar. Há uma razão para a Blue Monday cair em janeiro. Pense na terapia da luz durante os meses de inverno, quando a escuridão se instala. A falta de luz afecta a produção de serotonina e melatonina. Como resultado, sentimo-nos menos serenos, mais ansiosos, dormimos menos bem e estamos mais cansados. Da tristeza do inverno à depressão sazonal, a terapia da luz é uma boa opção. Existem vários produtos no mercado, desde candeeiros clássicos a modelos mais móveis como o Lumie desklamp ou o medilight desk lamp. Outra alternativa que considero muito prática são os óculos Luminette que se podem usar ao pequeno-almoço, por exemplo.

    • Se puder ir dar um passeio ou uma corrida no campo, fica com três opções ao mesmo tempo! Ou até 4, porque é bom para a sua microbiota 😉
    • E uma caixa extra se te tiveres rido ou se o teu parceiro de caminhada ou corrida for engraçado) 😊
  • Actividades que nos fazem concentrar
    Praticamos actividades que recarregam as nossas baterias, como a meditação, a coerência cardíaca, a respiração, o ioga… Estas actividades são muitas vezes ignoradas porque raramente fazem parte da nossa educação ou estilo de vida. No entanto, se as experimentar, irá definitivamente adoptá-las.
  • Desintoxicação
    Desintoxicamo-nos porque o nosso ambiente está cheio de toxinas que são prejudiciais ao nosso organismo. (Por exemplo: metais pesados: o fumo do cigarro contém cádmio, que interfere com a produção de dopamina, o alumínio bloqueia a serotonina). Voltaremos a este assunto num outro artigo sobre a desintoxicação.
  • Limite o seu consumo de estimulantes (cafeína, álcool…)
    Então, desfrute de um smoothie na esplanada e vá em frente! Voltou a marcar várias caixas
  • Tente limitar a utilização de ecrãs nas 2 a 3 horas que antecedem a hora de deitar. Se tiver de trabalhar, ou se for estudante (ou qualquer outra pessoa), pense em ecrãs ou óculos anti-luz azul.
  • E, claro, recorra a um profissional competente. A fisioterapia e a fitoterapia são óptimos estimulantes mentais.

Em suma, para manter o ânimo elevado, mexa-se, apanhe ar fresco e luz, respire, aprenda a relaxar, coma bem, evite os ecrãs à noite e, sobretudo, ria-se !!!! E se precisar de um estímulo extra, procure ajuda profissional…

Então, é feliz?

Receba todos os insights sobre saúde integrativa na sua caixa de entrada e melhore sua saúde.

Explore Nossas Últimas Perspectivas

Mantenha-se informado e inspirado com nosso blog, onde compartilhamos insights valiosos, dicas e histórias para apoiar sua jornada de bem-estar holístico.

  • Era uma vez…

    Era uma vez…

    Por uma vez, vou falar-vos um pouco de mim e da minha história de conto…

    Continuar a Ler: Era uma vez…
  • Epigenética ou “O seu super poder

    Epigenética ou “O seu super poder

    O que é a epigenética? Provavelmente já ouviu falar. Gostaria de a explicar e, sobretudo,…

    Continuar a Ler: Epigenética ou “O seu super poder
  • Pode aceitar mais alguns mirtilos

    Pode aceitar mais alguns mirtilos

    Se ainda não é fã de mirtilos, leia este artigo para ficar a conhecer todos…

    Continuar a Ler: Pode aceitar mais alguns mirtilos
Ver Todos os Posts

Quase todos os aspectos e problemas podem ser abordados de forma integrativa. No entanto, apenas o seu médico pode fazer um diagnóstico médico. Não afirmo diagnosticar ou tratar doenças. O coaching de saúde é complementar e de forma alguma substitui as consultas médicas necessárias.